Os tipos de conflitos são: intrapessoais, interpessoais, intergrupais, inter-organizacionais.

  • Intrapessoais: conflitos internos de cada pessoa.
  • Interpessoais: conflitos entre pessoas.
  • Intergrupais: conflitos entre grupos, em uma mesma organização/projeto.
  • Interorganizacionais: conflitos entre organizações distintas.


Condições antecedentes, como nascem o conflito?

Três condições em geral, são encontradas na maioridas das organizações:

- Diferenciação: Conforme crescem, as organizações tornam-se mais complexas, desenvolvendo áreas e grupos específicos. (EX.: Cada um especializa na sua área, o que é normalmente mais eficaz do que todos preocuparem com tudo).
- Recursos limitados: A qualquer tempo, situações excepcionais podem gerar mudanças nas alocações de recursos. (EX.: Para um ter aumento, outro abre mão)
- Interdependência para desempenhar atividades: Um grupo não pode realizar o seu trabalho, a menos que o outro realize o seu.

Fatores que tendem ao conflito?

Diferença de visão, objetivos incompatíveis, escassez de recursos, interdependência e oportunidade de interferência (auxílie ou prejudique o trabalho dos demais).

Causas de um conflito

Pode ser real, emocional ou mista.

- Conflitos de causa real: Envolve divergência política, normas, prioridades, recursos, relações formais entre as partes. Exige negociações e soluções de problemas e até mesmo intervenção de uma terceira parte neutra.

Forma de administrar o conflito: Intervenção Estrutural - Encontrar objetivos comuns, criar sistemas de recompensa, reagrupar, estimular rotação ou separar grupo.
- Conflitos de causa emocional: Compreende sentimentos negativos entre as partes, como desconfiança, desprezo, ressentimento, medo, etc. Exige a reestruturação das percepções das partes e tratamento do sentimento existente, além de intervenção cuidadosa de uma terceira parte habilitada.

Forma de administrar o conflito: Intervenção no Processo - Desativar (estimular atitudes inesperadas de cooperação que tendem a causar impacto positivo, reduzindo o conflito), confrontar (Facilita o face-to-face, ajudando a filtrar emoções e identificar pontos comuns), colaborar, (Criar situação para as partes trabalharem juntas na identificação de soluções) mediar (Destacar ganhos comuns para buscar um acordo).

Conflitos de causa mista: Conflitos de causa real + emocinal.

Forma de administrar o conflito: Intervenção Mista - Estabelecer regras, organizar grupos de trabalho, criar papéis de ligação, atribuir papéis.

Formas de intervir
Além da negociação, a mediação e conciliação são métodos alternativos de resolução de conflito, que fazem uso de terceira parte.

- Mediação: Identifica interesses, constrói em conjunto alternativas de solução e estimula as partes a encontrar soluções adequadas.
- Conciliação: Tenta convencer as partes a alcançarem um acordo que, mesmo não sendo totalmente satisfatório, poderá limitar o conflito e minimizar perdas.



Voltar às questões